Problemas com a função executiva em diferentes idades

Problemas com a função executiva em diferentes idades

A função executiva é um conjunto de habilidades mentais que atuam como um centro de comando no cérebro. Elas nos ajudam a planejar, gerenciar o tempo, controlar emoções e realizar tarefas. Eles também são importantes para manter o foco e resolver problemas. Portanto, ter dificuldades em função executiva pode ser um grande impacto para as crianças.

Problemas com habilidades executivas são comuns em crianças que aprendem e pensam de forma diferente. E todas as crianças com TDAH tem dificuldades em relação a isso.

As habilidades das funções executivas se desenvolvem ao longo do tempo e em ritmos diferentes. Portanto, pode ser difícil dizer se o que você está vendo é algo para se preocupar ou se é comum para a faixa etária de uma criança.

Por exemplo, muitos alunos do ensino médio são excessivamente dramáticos. E muitos alunos do ensino médio têm dificuldade em administrar o tempo quando há várias tarefas!

Realmente depende se o que você está vendo causam problemas. Abaixo está uma lista que pode ajudá-lo a identificar problemas com a função executiva em crianças.

Problemas com a função executiva na pré-escola

  • Fica frustrado facilmente, pode jogar coisas em vez de pedir ajuda.
  • Tem dificuldade em seguir as instruções e muitas vezes esquece o que fazer.
  • Tem muitas birras sobre coisas que parecem pequenas.
  • Atua em vez de expressar sentimentos.
  • Dificuldades com tarefas básicas de sala de aula, como encontrar coisas.
  • Levanta a mão, mas não se lembra da resposta quando chamado.
  • É muito teimoso em fazer as coisas de uma certa maneira.
  • Responde às perguntas de uma maneira que não é apropriado.

Problemas com a função executiva no ensino fundamental

  • Inicia uma tarefa e se distrai, depois não termina.
  • Pode resolver um problema de matemática de uma maneira, mas fica travado quando solicitado a resolvê-lo de outra maneira.
  • Concentra-se na coisa menos importante que você disse.
  • Mistura tarefas e não traz os livros certos necessários para a aula.
  • Tem uma mesa bagunçada e a mochila também.
  • Entra em pânico quando as regras ou rotinas mudam, como sair para jantar em vez de pedir porque é sexta-feira e é noite de pizza.
  • Fica com um mesmo plano, mesmo quando está claro que o plano não está funcionando.

Problemas com a função executiva no ensino médio

  • Tem problemas para terminar as provas devido ao tempo.
  • Perde a noção do tempo e muitas vezes ainda está “no meio de algo”.
  • Tenta convencê-lo a estender o tempo no vídeo game, mas não consegue dar boas razões para isso.
  • Tem dificuldade em trabalhar em grupo e reclama das outros colegas.
  • Tem dificuldade em aceitar e agir de acordo com o feedback.
  • É impulsivo e assume muitos riscos.

Pais ou responsáveis: se você está percebendo muitos desses comportamentos, é necessário pedir ajuda. Uma avaliação pode ajudá-lo a entender o que está acontecendo! Há também muitas maneiras de ajudar com a função executiva em casa também. Nos próximos posts contarei como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima