RTI – Você sabe o que é?
A Resposta a Intervenção (RTI) é um modelo utilizado para prevenir e identificar precocemente dificuldades de aprendizagem. A partir desse modelo, os escolares com dificuldades de aprendizagem são identificados, se seu desempenho for significantemente abaixo de seu grupo-classe, mesmo após exposição à programas de leitura em contexto de sala de aula.
Os pesquisadores descreveram esse modelo como sendo um sistema de prevenção de três níveis, no qual cada nível se distingue pelo conteúdo da instrução em que o escolar é exposto e pelas habilidades acadêmicas trabalhadas.
O RTI utiliza a triagem universal de habilidades metacognitivas, metafonológicas e de leitura e escrita como avaliação, e seu processo de intervenção se faz a fim de realizar um monitoramento sistemático do processo escolar. O nível 1 de prevenção trata-se da triagem universal, em que todos os escolares são submetidos à avaliação global a fim de identificar possíveis escolares de risco para as dificuldades de aprendizagem. Os escolares que falham na triagem universal são submetidos ao nível 2 de prevenção, em que recebem instruções extras por meio de intervenções específicas durante um período de tempo determinado.
No nível 2, diferentemente do nível 1, os escolares são divididos em grupos pequenos ou de forma individual, no qual recebem instruções específicas por meio de programas de intervenções selecionados para as necessidades acadêmicas dos escolares. Esses programas devem ser selecionadas a partir de estudos que demonstram e comprovam a eficácia do uso do mesmo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desenvolvimento da leiura e da escrita. O período de intervenção deve seguir um cronograma, de duração de 10 a 20 semanas, entre 20 e 45 minutos cada sessão, e devem ser aplicados mais de uma vez na semana. A responsabilidade do escolar é identificada por meio de monitoramento sistemático durante o nível 2. No nível 3, os escolares que não respondem à intervenção são encaminhados para posterior diagnóstico interdisciplinar e para centros de educação especial ou serviço especializado a fim de receberem intervenções mais direcionadas, uma vez que segundo este modelo, a falta de resposta a intervenção é a comprovação da existência de um quadro de dislexia ou transtornos de aprendizagem.
O Modelo de Resposta a Intervenção (RTI), denominado como de múltiplos níveis, é um dos mais utilizados na literatura internacional e vem ganhando expressividade na literatura nacional para a identificação precoce da dislexia.
Fonte: Capellini AS, Cunha VLO, Germano GD. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. Ed. BookToy,2017.