Minha filha troca o /r/ pelo /l/! Pode ser um sinal de alteração no processamento auditivo?

Minha filha troca o /r/ pelo /l/! Pode ser um sinal de alteração no processamento auditivo?

 

A troca do fonema /r/ pelo fonema /l/, pode indicar, entre outros fatores, uma alteração no processamento auditivo, especialmente quando ocorre de maneira persistente em crianças já na faixa etária em que esse fonema deveria estar estabelecido. O processamento auditivo envolve uma série de habilidades como a discriminação, localização e fechamento auditivo, essenciais para o desenvolvimento adequado da linguagem e da fala. Quando alguma dessas habilidades está alterada, a criança pode apresentar dificuldades para distinguir sons próximos, como o /r/ e o /l/, o que leva a substituições ou omissões fonéticas.

Esse tipo de troca pode ser um sinal de que a criança possui dificuldades em identificar e diferenciar corretamente os sons da fala (discriminação auditiva), podendo ainda estar associado a problemas na memória de curto prazo, já que o processamento auditivo afeta a habilidade de reter e manipular informações sonoras. Em alguns casos, as dificuldades com esses fonemas refletem, também, uma limitação na habilidade de análise e síntese auditiva, comprometendo a consciência fonológica e, consequentemente, o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Assim, quando há persistência dessas trocas, mesmo após intervenções para correção articulatória, recomenda-se uma avaliação fonoaudiológica abrangente, incluindo a investigação do processamento auditivo central. Essa avaliação permitirá identificar possíveis alterações que podem estar interferindo na percepção dos sons da fala e fornecerá subsídios para um plano terapêutico mais adequado, focando no fortalecimento das habilidades auditivas e fonológicas.

Em suma, a troca de /r/ pelo /l/ pode ser um indicativo de alteração no processamento auditivo e merece atenção do fonoaudiólogo, que deverá investigar a fundo o caso e, se necessário, direcionar a criança para uma avaliação auditiva específica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima