Processamento visuoespacial: O que você precisa saber?
Você pode nunca ter ouvido falar de “processamento visuoespacial”. Mas você definitivamente já o usou! Ele ajuda você a fazer tarefas como encontrar o caminho de casa vindo de um bairro novo ou se deslocar no trânsito. E muito antes de uma criança estar pronta para fazer qualquer uma dessas tarefas, suas habilidades de processamento visuoespacial a ajudam a se direcionar na sala de aula e no parquinho.
O processamento visuoespacial é a capacidade de dizer onde os objetos estão no espaço. Isso inclui as partes de seu corpo. Também envolve ser capaz de dizer a que distância os objetos estão de você e uns dos outros.
Lembre-se de que a maioria das tarefas que consideramos principalmente “visuais-espaciais” também exigem outras habilidades de processamento visual. Por exemplo, quando você pratica movimentos de dança que você vê em um vídeo, você está usando habilidades de processamento visuoespacial. Mas, para praticar os movimentos, você precisa fazer tarefas como “lembrar o que viu”, que é uma habilidade de processamento visual diferente.
Abaixo reuni algumas maneiras pelas quais as crianças usam o processamento visuoespacial em suas tarefas diárias.
Matemática
A matemática requer habilidades de processamento visuoespacial. Por exemplo, para resolver um problema como 9 + 6 = 15, uma criança deve:
Perceber como os números e os símbolos são colocados em relação uns aos outros em uma página e como esse posicionamento é importante ao resolver uma equação (isso também envolve habilidades de sequenciamento visual). Por exemplo, “5 – 3 + 2” tem uma resposta diferente de “3 – 2 + 5”.
Ser capaz de alinhar os números verticalmente para que ela possa somar ou subtrair números com vários dígitos.
Algumas formas de matemática avançada, como trigonometria e cálculo, requerem a habilidade de imaginar um objeto girando no espaço. Essa é uma habilidade de processamento visuoespacial.
Leitura
Habilidades semelhantes são necessárias para a leitura. Uma criança precisa saber que certas formas, como “w” e “m” e “6” e “9”, podem ter significados diferentes dependendo de como são giradas na página. Ela precisa se lembrar da disposição das letras na página para formar uma palavra (para saber a diferença entre “nova” e “avon”, por exemplo).
Esportes e outras atividades físicas
O processamento visuoespacial, em combinação com habilidades visuomotoras, permite que as crianças coordenem seus movimentos com o que veem. Por exemplo, para pegar uma bola, a criança deve medir a velocidade e a distância da bola durante o arremesso e ajustar seus movimentos de acordo. As crianças usam habilidades de processamento visuoespacial para andar por uma sala lotada sem esbarrar em ninguém.
Amarrar um sapato também requer habilidades de processamento visuoespacial. A parte visuoespacial da tarefa envolve a compreensão de como os dois laços devem ser amarrados juntos, usando a mão esquerda e a direita.
Percorrer labirintos e mapas
Os cadernos de atividades estão cheios de jogos que requerem processamento visuoespacial. Por exemplo, para completar um labirinto, a criança precisa olhar para frente e traçar seu caminho. Ler um mapa requer que ela olhe para o mapa, saiba onde ela está em relação ao ponto de partida e então se oriente na direção certa.
Algumas crianças têm problemas com o processamento visuoespacial. Suas dificuldades podem não ser evidentes até que elas precisem realizar tarefas que requeiram essas habilidades específicas. E como as habilidades de processamento visual se sobrepõem muito, pode levar algum tempo para descobrir onde está o problema.
Se você está preocupado com o fato de que essas dificuldades afetam a criança na escola, converse com o professor ou com os terapeutas que a acompanham. Juntos, vocês podem criar estratégias, que podem incluir adaptações para ajudar a criança a ter sucesso na escola!