Entendendo a impulsividade em crianças
Quantas vezes você já viu crianças agirem sem pensar? Provavelmente muito. A maioria das crianças tem momentos em que são impulsivas e dizem ou fazem coisas antes que possam se conter. Elas podem deixar escapar algo inapropriado ou correr para a rua atrás de uma bola sem olhar ou imaginar o perigo.
Quando isso acontece de vez em quando, pode parecer um comportamento cotidiano da criança. Quando isso acontece muito, porém, uma criança pode sinalizar problemas com o autocontrole.
Às vezes, é uma questão de maturidade. Nem todas as crianças se desenvolvem no mesmo ritmo, e algumas levam mais tempo do que outras para adquirir a capacidade de parar e pensar antes de agir.
Mas algumas crianças realmente são incapazes de colocar os “freios mentais”. Elas podem frequentemente interromper as pessoas, pegar coisas e assumir riscos físicos. Para essas crianças, pode haver algo mais causando a impulsividade.
O comportamento impulsivo muitas vezes faz as crianças parecerem mais jovens do que são. Uma criança de 8 anos pode ter o autocontrole mais esperado de uma criança de 5 anos, por exemplo. Você pode ver comportamentos que você pensou que teriam terminado há muito tempo.
Lutar contra a impulsividade ou qualquer outro desafio de comportamento pode afetar a forma como as crianças se sentem sobre si mesmas. Quando as crianças têm mais controle sobre suas ações, elas se sentem mais “maduras” e têm uma autoestima mais positiva.
Exemplos de comportamento impulsivo em crianças
A impulsividade não aparece da mesma maneira para todas as crianças e pode mudar à medida que as crianças crescem. Crianças e adolescentes com impulsividade podem:
- Faça coisas bobas para chamar a atenção.
- Tem problemas para seguir as regras.
- Ser agressivo com outras crianças.
- Reagir exageradamente à frustração, decepção, erros e críticas.
- Quer ter a primeira vez e a última palavra.
- Não entende como suas palavras ou comportamento afetam outras pessoas.
- Não entendem as consequências de suas ações
Quando o TDAH é a causa da impulsividade
Uma das causas mais comuns de comportamento impulsivo frequente é o TDAH. O TDAH torna difícil conter sentimentos intensos, como a raiva.
Pesquisas mostram que algumas partes do cérebro demoram mais para amadurecer em pessoas com TDAH. Essas partes do cérebro ajudam as crianças a usar habilidades de funcionamento executivo, que incluem controle de impulsos. Isso pode explicar por que algumas pessoas com TDAH são mais impulsivas do que pessoas que não têm TDAH.
Outras causas de impulsividade
É fácil fazer suposições sobre o que está por trás do comportamento impulsivo de uma criança. Por exemplo, se uma criança faz um comentário grosseiro, as pessoas podem pensar que o comentário foi intencionalmente ofensivo. Mas em muitos casos, a criança não quis ser rude ou agressiva.
Além do TDAH, também existem problemas de saúde mental, como fobias e transtornos de humor, que podem levar a comportamentos impulsivos em crianças.
A falta de sono também pode causar comportamento impulsivo, assim como estresse e frustração. Quando as crianças sofrem com algo na escola ou na vida cotidiana, elas podem agir. As crianças nem sempre têm as palavras para dizer o que estão sentindo.
Próximos passos
Se você não sabe ao certo por que a criança age impulsivamente, pode ser útil fazer anotações sobre o que você está vendo. O rastreamento de comportamentos pode ajudá-lo a descobrir padrões ao longo do tempo e descobrir por que a criança pode estar com dificuldades.
Se você notar um padrão de longo prazo, converse com alguém sobre isso. Professores e profissionais de saúde podem ser fontes úteis de informação e aconselhamento. Eles podem ter sugestões sobre como ajudar!
Referência: www.understood.com.br