Organização de sequências lógico-temporais: sugestões de materiais para terapia

Organização de sequências lógico-temporais: sugestões de materiais para terapia

 
      É muito comum encontrarmos na nossa prática fonoaudiológica crianças com produção de histórias com menor complexidade sintática, frases com extensão reduzida e uso restrito de palavras de classe fechada como preposições e conjunções.
    Utilizar o sequenciamento de episódios, fatos ou cenas ajuda muito na estimulação das habilidades narrativas e também no desempenho social. Hoje discutirei um caso que atendi de um paciente de 6 anos com distúrbio específico de linguagem (DEL) e o “caminho” que desenvolvi com este paciente, referente a este objetivo (somente este objetivo, pois o planejamento terapêutico envolveu outros aspectos!).
     No início da intervenção, esse meu paciente tinha muita dificuldade de compreender ordens muito longas, por este motivo mostrei para ele as figuras que formavam a história que escolhi. Depois selecionei a primeira cena, fiz uma breve descrição, descrevi as cenas seguintes e solicitei ao meu paciente qual seria a segunda cena da história. O meu paciente teve muita dificuldade em identificar a cena correta, então descrevi novamente a primeira cena e as demais cenas mostrando-o se a cena descrita relacionava-se diretamente com a primeira ou não. Após desempenho satisfatório nesta tarefa, mostrei a ele outra sequência lógico temporal, com o mesmo número de cenas (3 cenas) e pedi para ordenar as cenas cronologicamente.
     Sugiro que inicie a intervenção com sequências lógico-temporais com poucas cenas, que retratem o cotidiano da criança (hora do banho, hora de dormir, etc) e aos poucos aumente o número de cenas. Ao final das sessões é sempre aconselhado relatar aos pais o que foi feito em terapia e solicitar que eles reproduzam a atividade em casa, para otimizar o aprendizado!

     Uma dica de livro que gosto muito de utilizar é o “Processando os sons 2” das autoras Flávia Rodrigues e Valéria Rimini. Este livro vem acompanhado das figuras e dos áudios! É ótimo e dá para estimular as habilidades auditivas!!!

Fonte: Livro Processando os sons 2 (Flávia Rodrigues e Valéria Rimini)


  Tem sequências lógico temporais muito boas disponíveis na internet. O site: www.monica.com.br/comics/seriadas.htm tem um material bacana disponível para download! Abaixo selecionei algumas sequências lógico-temporais com as referidas fontes, para que você possa acessar e imprimir! Boa terapia!

 

 

 

 

 

 

 

 

* As informações fornecidas neste blog devem servir apenas de orientação geral para um fonoaudiólogo e jamais devem ser substituídas pela consulta com um fonoaudiólogo habilitado no diagnóstico e intervenção para o distúrbio de linguagem.
 

4 comentários em “Organização de sequências lógico-temporais: sugestões de materiais para terapia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima