O que causa a Dislexia?

O que causa a Dislexia?
 
     Os pesquisadores ainda precisam identificar o que causa a dislexia. Mas eles sabem que genes e diferenças cerebrais podem influenciar as chances de uma criança ter dislexia. Aqui estão algumas das possíveis causas da dislexia:
 
     Genes e hereditariedade: A dislexia muitas vezes corre em famílias. Portanto, se seu filho tem dislexia, há uma chance de você ou outro parente ter também. Cerca de 40 % dos irmãos de crianças com dislexia podem ter os mesmos problemas de leitura. Tanto como 49 % dos pais de crianças com dislexia podem tê-la também. Os cientistas também encontraram vários genes associados com a leitura e problemas de processamento de linguagem.
 
     Anatomia do cérebro: Ter dislexia não significa que seu filho não é brilhante. Na verdade, muitas pessoas com dislexia têm inteligência acima da média. Mas seu cérebro pode parecer diferente do cérebro de pessoas que não têm dislexia. Considere, por exemplo, o lobo temporal. Esta área do cérebro desempenha um papel na compreensão da linguagem. É tipicamente maior no hemisfério dominante (o lado esquerdo do cérebro para pessoas destras) do que no hemisfério direito. Mas se o seu filho tem dislexia, o lobo temporal é provavelmente do mesmo tamanho nos lados esquerdo e direito do cérebro.
 
     Atividade cerebral: Para poder ler, nossos cérebros têm de traduzir os símbolos que vemos na página em sons. Então, esses sons têm de ser combinados em palavras significativas. Normalmente, as áreas de nossos cérebros responsáveis pelas habilidades de linguagem trabalham de maneira previsível. Mas se seu filho tem dislexia, essas áreas não funcionam juntas da mesma maneira. Crianças com problemas de leitura acabam usando diferentes áreas do cérebro para compensar.
 Mais informações sobre a dislexia acesse o site da Dislexia Brasil: http://dislexiabrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima