7 Maneiras de melhorar o vocabulário das crianças

7 Maneiras de melhorar o vocabulário das crianças

É fato! O vocabulário receptivo está correlacionado à compreensão de leitura, ou seja, leitores hábeis tendem a ser bons entendedores!

Há um forte vínculo entre entender palavras e entender o que você lê. Crianças com problemas de aprendizado e atenção, por exemplo, se saem melhor na tarefa de leitura quando são estimuladas a aprender novas palavras.

Abaixo selecionei algumas dicas/orientações principalmente para os pais (mas elas podem ser utilizadas por terapeutas e professores!). Elas auxiliarão na melhora do vocabulário das crianças.

Descreva a palavra

Faça uma descrição da palavra nova. Por exemplo, talvez você esteja ensinando a criança a nova palavra “comerciante”, que é comum em livros didáticos do ensino fundamental. Você pode conversar com a criança sobre os “comerciantes” locais da cidade. Que tipos de lojas estão em sua cidade? O que eles vendem?

Diga do seu jeito

Depois de descrever uma nova palavra, peça a ela que crie seu próprio modo de descrevê-la. Por exemplo, depois de explicar o quão “afortunado” você é por ter sempre a presença dela, a criança pode explicar o quão “afortunada” ela é por ter o mais recente videogame.

Aja

Ao expressar uma palavra, a criança entende melhor isso. Isso pode ser particularmente útil se a criança tiver muita energia e adorar correr por aí. A nova palavra “sapo” pode ser expressada viva ao saltar ao redor como um filhote de cachorro, um bode ou um cordeiro. Por que não trazê-la ao ar livre também?

Desenho rápido

Pegue alguns lápis e papéis. Sem usar palavras, desenhe um esboço rápido da nova palavra. Você pode decidir representar a nova palavra “relutante” desenhando uma pessoa parada na beira da piscina com apenas um dedo na água. A criança, que está relutante em comer vegetais, pode usar uma grande tigela de brócolis.

Analise isso

Ensine-lhe os significados de prefixos comuns, sufixos e “palavras-raiz”. Por exemplo, o prefixo multi significa muitos e o sufixo -inho significa o diminutivo. Geo é uma palavra raiz que significa terra, como na geologia. Reconhecer esses padrões ajuda no significado.

Diga uma vez, diga duas vezes …

Use a nova palavra com frequência. Para a nova palavra “essencial”, você pode falar sobre o que é essencial para fazer uma viagem de acampamento ou discutir o que é essencial levar para a escola. Uma lista de tarefas essenciais pode ajudar a lembrar a criança: passear com o cachorro, fazer o dever de casa e limpar o quarto antes do jantar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima