8 dicas para aprimorar a memória de trabalho

Seu filho tem dificuldade em manter informações na mente enquanto faz outra atividade? Por exemplo, enquanto ele joga vídeo game e você pede que quando terminar ele feche a janela, ao terminar o jogo ele esquece de fechar a janela? As dificuldades relacionadas a memória de trabalho podem causar problemas simples como no exemplo.

A memória de trabalho refere-se à forma como mantemos e trabalhamos com as informações que a memória de curto prazo armazena. (No passado, o termo memória de trabalho era usado de forma intercambiável com memória de curto prazo). A memória de trabalho faz parte de um grupo de habilidades da função executiva.

As crianças usam a memória de trabalho o tempo todo para aprender. É necessário para coisas simples como seguir instruções em várias etapas ou resolver um problema de matemática de cabeça. Você pode ajudar seu filho a melhorar a memória de trabalho criando estratégias simples na vida cotidiana. Veja abaixo algumas dicas:

  1. Trabalhe as habilidades visuais.

Incentive as crianças a criar uma imagem na mente do que acabaram de ler ou ouvir. Por exemplo, digamos que você pediu ao seu filho para pôr a mesa para cinco pessoas. Faça seu filho imaginar como deve ser a mesa e desenhe-a. À medida que as crianças melhoram na visualização, elas podem descrever a imagem em vez de desenhá-la.

  1. Peça que seu filho ensine você.

Ser capaz de explicar como fazer algo envolve entender as informações e arquivá-las mentalmente. Talvez seu filho esteja aprendendo sobre a história do Brasil. Peça ao seu filho para lhe ensinar sobre o que aprendeu. Os professores fazem bastante isso durante as aulas!

  1. Tente jogos que usam memória visual.

Existem muitos jogos que podem ajudar as crianças a trabalhar a memória visual. Você também pode fazer atividades simples como dar às crianças uma página de revista e pedir que circulem todas as letras “A”. Brincar com os números e letras das placas de carro também podem ser muito divertido! Você e seu filho podem revezar dizendo-as de trás para frente.

  1. Use jogos de cartas

Jogos simples de cartas como “Uno” podem melhorar a memória de trabalho de duas maneiras. As crianças precisam manter as regras do jogo em mente. Elas também precisam se lembrar de quais cartas têm e quais as outras pessoas jogaram.

  1. Incentive a leitura ativa.

Há um motivo para os marcadores e as notas adesivas serem tão populares: fazer anotações e sublinhar ou destacar textos pode ajudar as crianças a manter as informações em mente por tempo suficiente para responder a perguntas sobre elas. Conversar em voz alta e fazer perguntas sobre o material de leitura também pode ajudar na memória de trabalho. Estratégias de leitura ativa como essas também podem ajudar na formação de memórias de longo prazo.

  1. Divida as informações em partes menores.

Você já se perguntou por que números de telefone têm hifens? Porque é mais fácil lembrar de alguns pequenos grupos de números do que lembrar uma longa sequência de números. Lembre-se disso quando precisar dar instruções em várias etapas ao seu filho. Escreva-os ou dê as instruções uma de cada vez. Você também pode usar organizadores gráficos para ajudar a dividir as tarefas de escrita em partes menores.

  1. Faça com que seja multissensorial.

O uso de vários sentidos para processar informações pode ajudar na memória de trabalho e na memória de longo prazo. Anote as tarefas para que seu filho possa vê-las. Diga-os em voz alta para que seu filho possa ouvi-las. Caminhe pela casa enquanto discute as tarefas da família que seu filho precisa finalizar. O uso de estratégias multissensoriais pode ajudar as crianças a manter as informações em mente por tempo suficiente para usá-las.

  1. Ajude seu filho a fazer conexões.

Ajude seu filho a formar associações que conectam detalhes diferentes e os tornem mais memoráveis. Uma maneira é atrair o interesse do seu filho com palavras divertidas. Encontrar maneiras de conectar informações ajuda formar e também recuperar informações.

Estas 8 dicas foram úteis para você? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas!