Quanto tempo você leva para processar uma informação e responder? Conheça sobre a velocidade de processamento!

Quanto tempo você leva para processar uma informação e responder? Conheça sobre a velocidade de processamento!

Quando alguém lhe diz algo, quanto tempo você leva para processar a informação e responder? Você pode nunca ter pensado nisso antes, mas esse tempo de resposta é o resultado de algo chamado de velocidade de processamento.

Todos processam as informações em um ritmo diferente. Talvez você tenha visto seu filho parado em silêncio por alguns segundos antes de responder a alguém, gastando mais tempo com os deveres de casa do que o esperado ou demorando muito para explicar algo. Isso pode estar relacionado à velocidade de processamento.

O que é velocidade de processamento?

A velocidade de processamento é o ritmo no qual você recebe as informações, dá-lhes sentido e começa a responder. Essas informações podem ser visuais, como letras e números. Também pode ser auditivo, como a linguagem oral.

Algumas pessoas têm velocidade de processamento mais rápida do que outras. Não tem nada a ver com o quão inteligente alguém é – apenas com a rapidez com que absorvem e usam as informações.

Crianças que processam mais rapidamente podem ser as primeiras a responder à pergunta do professor ou ser a criança da classe que sempre tem uma piada. Crianças com baixa velocidade de processamento, por outro lado, podem levar muito mais tempo do que outras crianças para fazer as coisas, tanto dentro quanto fora da escola.

Por exemplo, imagine a palavra “CASA”. Uma criança com baixa velocidade de processamento pode não saber imediatamente o que essas letras dizem. Elas têm que descobrir qual estratégia usar para entender o significado das letras na frente delas. Não é que elas não possam ler. É que um processo que é rápido e automático para outras crianças de sua idade leva mais tempo.

“Ter uma velocidade de processamento lenta não tem nada a ver com o quão inteligente são as crianças – apenas com a rapidez com que podem receber e usar as informações”.

Dizer muitas coisas ao mesmo tempo também pode ser um desafio. Se você der instruções em várias etapas – “Quando você descer, traga seu caderno. E você também pode pegar os copos sujos e colocá-los na pia?” – uma criança com baixa velocidade de processamento pode não seguir todos eles. Ter uma velocidade de processamento lenta torna difícil digerir todas as informações com rapidez suficiente para fazer o que foi solicitado.

A velocidade de processamento lenta pode dificultar o aprendizado em todas as idades. Isso pode tornar mais difícil para as crianças dominarem os conceitos básicos de leitura, escrita e contagem. E isso afeta a capacidade das crianças mais velhas de realizar tarefas com rapidez e precisão.

Como é a baixa velocidade de processamento?

A baixa velocidade de processamento pode afetar as crianças na sala de aula, em casa e durante atividades esportivas. As crianças podem ter problemas com:

  • Terminar os testes no tempo.
  • Concluir o dever de casa em um período de tempo razoável.
  • Ouvir ou anotar quando um professor fala.
  • Fazer anotações durante a leitura.
  • Resolver problemas de matemática de cabeça.
  • Fazer projetos escritos com várias etapas e detalhes
  • Manter uma conversa.

Famílias e professores podem notar que a criança:

  • Fica sobrecarregada com muitas informações de uma só vez.
  • Precisa de mais tempo para tomar decisões ou dar respostas.
  • Precisa ler as informações mais de uma vez para entendê-las.
  • Perde nuances da conversa.
  • Tem dificuldade em seguir as instruções, especialmente quando instruído a fazer mais de uma tarefa.

O que fazer se você tem uma criança com problemas de velocidade de processamento

Se você acha que uma criança está com dificuldades com a velocidade de processamento, o primeiro passo é conectar os pontos. Os professores podem contatar a família do aluno e as famílias devem entrar em contato com o professor da criança. Compartilhe suas próprias observações e descubra o que está acontecendo em casa ou na aula.

Descubra se a velocidade de processamento pode variar de tarefa para tarefa. E o mais importante: procura ajuda médica, fonoaudiológica e neuropsicológica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima