8 maneiras pelas quais o ensino on-line torna mais difícil manter o foco
Para crianças e adolescentes que tem dificuldade em focar, o ensino à distância pode ser especialmente difícil. Aqui estão oito maneiras pelas quais aprender em casa pode dificultar o foco.
- Falta de estrutura
Aprender em casa muitas vezes significa criar sua própria rotina. Para alguns, a flexibilidade é libertadora. Mas crianças e adolescentes que tem dificuldade em focar tendem a se sair melhor quando sabem exatamente o que esperar e exatamente o que se espera delas.
- Distrações externas
Uma campainha tocando, alguém fazendo o almoço, pessoas ou animais de estimação se movendo. Existem imagens, cheiros e sons em casa que dificultam a concentração nas tarefas escolares.
- Distrações internas
Muitas crianças estão tristes ou ansiosas por causa da pandemia. Elas podem sentir falta de ver amigos ou de participar de eventos. Algumas estão lidando com o trauma de membros da família que perderam o emprego ou adoeceram. E a mídia social os expõe ao que outras pessoas passam. Todas essas emoções e preocupações podem ser tão perturbadoras quanto uma TV em volume alto.
- Menos suporte para gerenciamento de tempo
Em casa, não há horários de início e término definidos para quando o trabalho deve ser feito. E não há professores lá para mantê-los no caminho certo. Sem os apoios naturais que existem em uma sala de aula, crianças e adolescentes podem facilmente adormecer e perder a noção do tempo.
- Sem ajuda pessoal para reorientar
Na escola, o professor pode reorientar os alunos com a mão no ombro ou com um lembrete silencioso. Colegas de classe fazendo ou respondendo uma pergunta podem trazer a atenção de volta para a lição ou atividade.
- Não dormir o suficiente
Mudanças na rotina podem perturbar os horários de sono. E lidar com a incerteza e a ansiedade pode tornar mais difícil adormecer ou continuar dormindo. Quando as pessoas não dormem o suficiente, isso afeta diretamente o quão bem elas podem se concentrar.
- Comunicação longa por escrito
Muitos professores estão usando e-mail para entrar em contato com os alunos e compartilhar informações. Mas pode ser difícil focar em um e-mail longo, assim como uma longa aula oral em sala de aula pode ser. O mesmo se aplica aos materiais de aula escritos.
- Nenhuma mudança no cenário ou intervalos embutidos
Ficar em um lugar o dia todo pode dificultar o foco. Os alunos têm intervalos internos na escola regular. Recreio, educação física ou aula de artes e até mesmo mudar de sala ajudam os alunos a recarregar as baterias.