Como é a avaliação para detectar a dislexia?

Como é a avaliação para detectar a dislexia?

Se você acha que seu filho pode ter dislexia, só há uma maneira de saber com certeza. Você precisará fazer o teste para dislexia em seu filho como parte de uma avaliação completa. Os testes que avaliam a dislexia identificarão áreas específicas de fraqueza na leitura. (O fonoaudiólogo também deve testar outros problemas de linguagem e processamento que possam estar interferir na leitura.)

Aqui estão alguns exemplos de habilidades que a avaliação de dislexia compreende:

  • Consciência fonológica
  • Decodificação
  • Leitura fluente e compreensão
  • Nomeação automática rápida

Quando se trata de testes de dislexia, há mais de um teste que pode medir cada habilidade. O teste exato usado dependerá do fonoaudiólogo que faz a avaliação.

Aqui estão quatro tipos áreas avaliadas quando há suspeita da dislexia e exemplos do que acontece durante cada tipo de avaliação.

 

Avaliação da consciência fonológica

O que mede: a capacidade de uma criança de isolar e manipular os sons.

Por que é importante: o problema com a consciência fonológica é um sinal chave da dislexia. Isso porque as habilidades de processamento fonológico são a base para as habilidades de leitura. Portanto, elas são um bom indicador da capacidade de leitura em crianças.

Como funciona: o fonoaudiólogo pede à criança para misturar sons e segmentar palavras. Por exemplo, seu filho pode ser solicitado a dizer o que resta da palavra “gato” se você tirar o primeiro som.

 

Avaliação da decodificação

O que mede: a capacidade da criança de decodificar palavras com rapidez e precisão. Ela também testa a capacidade de reconhecer palavras familiares.

Por que é importante: crianças mais novas podem parecer ler no mesmo ano escolar, quando na verdade não estão. Isso pode ser porque elas memorizam palavras em vez de aplicar as regras da fonética.

Como funciona: o fonoaudiólogo faz com que uma criança leia em voz alta palavras reais e pseudopalavras (palavras falsas). Palavras falsas parecem verdadeiras, mas não têm significado, como “mepação” ou “zala”. Ter que decodificar palavras falsas testa a capacidade de uma criança de aplicar regras para combinar unidades de som com seus símbolos escritos, a fim de emitir palavras.

 

Avaliação de fluência e compreensão de leitura

O que mede: com que precisão e fluência uma criança pode ler em voz alta um parágrafo e compreender o que foi lido.

Por que é importante: em vez de fazer com que as crianças leiam palavras isoladas, os testes de compreensão de leitura exigem que elas leiam as palavras no contexto. Isso avalia sua capacidade de leitura no “mundo real”.

Algumas crianças parecem ler no nível do ano escolar. Mas às vezes esses testes têm pistas de imagem que podem ajudar as crianças a descobrir as palavras e o significado do que estão lendo. Ao ler na vida cotidiana, as crianças podem não ter pistas como as disponíveis.

Os testes também podem capturar o quão lenta e difícil a leitura realmente é para essas crianças. Ou que algumas crianças podem demorar tanto para decodificar as palavras que elas não conseguem se lembrar do que acabaram de ler.

Como funciona: a criança lê as passagens em voz alta e depois responde a perguntas de múltipla escolha ou abertas sobre a passagem. Em alguns testes, as crianças podem consultar a passagem. Em outros, elas não podem.

 

Avaliação da nomeação automática rápida

O que mede: a rapidez e a facilidade com que a criança pode nomear letras, números, objetos e cores comuns em uma página. Essa habilidade está ligada à fluência de leitura.

Por que é importante: ser capaz de ver um objeto, símbolo ou palavra no papel e nomeá-lo rapidamente significa que uma criança pode recuperar informações fonológicas de forma rápida e automática. Crianças com dislexia normalmente não têm essa capacidade. Essa fraqueza pode afetar a leitura, a escrita e a fala.

Como funciona: O fonoaudiólogo mostra a criança cartões com linhas que contêm vários itens. Existem diferentes cartões, alguns com letras, outros com números, cores ou imagens de objetos comuns.

Seu filho nomeará esses itens o mais rápido possível, começando no canto superior esquerdo e indo linha por linha. O fonoaudiólogo registra quanto tempo leva (e a precisão).

 

O que acontece após a avaliação para a dislexia?

O fonoaudiólogo analisará os resultados de todos os testes em conjunto. O fonoaudiólogo também pode examiná-lo junto com outros tipos de testes, como testes de inteligência, realizada pelo neuropsicólogo.

Pode demorar algumas semanas para obter os resultados. O fonoaudiólogo reunirá todas as informações e redigirá um relatório.

Se a avaliação apontar que seu filho tem a dislexia, há os próximos passos a seguir para obter ajuda. O fonoaudiólogo te orientará!

 

2 comentários em “Como é a avaliação para detectar a dislexia?”

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