Você sabe o que é: Rota Fonológica e Rota Lexical?
E ai? Você sabe o que é a rota fonológica e rota lexical e qual a diferença?
Em um sistema alfabético de escrita, como o do Português Brasileiro, em que a correspondência fonema/grafema não é totalmente regular, cabe analisar em primeiro lugar, um importante modelo aplicado tanto à leitura com à escrita, denominado de modelo de dupla-rota ou modelo dual.
Tal modelo propõe duas rotas para explicar como o leitor reconhece uma palavra: a rota fonológica, também denominada indireta, pré-léxica ou de subpalavras, que inclui um processo de recodificação fonológica pela aplicação de um conjunto de regras de conversão letra/som; e a rota lexical, direta, na qual se estabelece uma conexão direta entre a forma visual da palavra e seu significado na memória léxica. Em sua proposição inicial, as duas rotas seriam independentes.
A rota fonológica permite a pronúncia precisa das palavras ou pseudopalavras que possuem correspondência regular letra/som. É a via utilizada pelos leitores iniciantes e também a decodificação de palavras desconhecidas. São as regras de conversão fonema/grafema que governam o código fonológico e são utilizadas para permitir a pronúncia de palavras sem necessidade de um acesso ao léxico interno.
Na rota lexical, em contrapartida, geralmente usada por leitores proficientes, as representações de palavras familiares são armazenadas em um léxico de entrada visual, permitindo o acesso direto ao significado. A exposição repetida a estímulos gráficos possibilita o armazenamento de uma grande quantidade de palavras na memória visual léxico-semântica.
Fonte: Moojen, SMP. A escrita ortográfica na escola e na clínica. Teoria, avalição e tratamento. 3ª Edição, p. 22, Casa do Psicólogo, 2015.
Gostei.