Transtornos relacionados as funções executivas: principais causas

Transtornos relacionados as funções executivas: principais causas

Crianças com algum transtorno que afete as funções executivas têm problemas para planejar, organizar e gerenciar o tempo. Os profissionais não sabem exatamente o que causa estes sintomas. Mas existem algumas causas prováveis ​​e fatores contribuintes.

Genes e hereditariedade

Todos nós usamos habilidades de funcionamento executivo para abordar o pensamento e a resolução de problemas. É provável que a sua criança as use de maneira diferente dos colegas. Ela provavelmente as utiliza do jeito que você utiliza. Estudos revelam que as diferenças nessas habilidades são “quase inteiramente de origem genética”. Sua criança pode ter herdado suas fraquezas, mas seus pontos fortes também.

Diferenças na estrutura cerebral

As habilidades de funcionamento executivo são principalmente controladas em uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal. As pessoas que têm lesões ou doenças que afetam o córtex pré-frontal geralmente têm. Os pesquisadores analisam se o tamanho ou a forma do córtex pré-frontal é diferente em crianças com habilidades de funcionamento executivo fracas.

Problemas de funcionamento executivo não são um sinal de baixo QI. A maioria das crianças com diferenças de aprendizado e pensamento tem um QI médio ou acima da média.

Diferenças nas substancias químicas que ajudam o cérebro a manter o foco

Os cérebros de pessoas com problemas de funcionamento executivo podem não usar a norepinefrina de forma eficaz. A norepinefrina e a dopamina são as principais substâncias químicas que ajudam o cérebro a manter o foco e controlar os impulsos.

À medida que a norepinefrina viaja através das células nervosas, ela transporta informações para o córtex pré-frontal e é usada por outras células nervosas para acionar o cérebro para reagir. Mas às vezes as células nervosas do córtex pré-frontal bloqueiam o uso de norepinefrina. Quando isso acontece, crianças com problemas de funcionamento executivo não são capazes de controlar impulsos ou prestar atenção. (O mesmo vale para crianças que foram diagnosticadas com TDAH).

Outros problemas

É incomum que uma criança tenha problemas de funcionamento executivo e nenhum outro problema de saúde. Crianças com dislexia muitas vezes revelam dificuldades com o funcionamento executivo. O mesmo acontece com crianças com condições neurológicas, transtornos de humor e autismo. Problemas de funcionamento executivo também estão associados a lesão cerebral adquirida, síndrome alcoólica fetal e alguns tipos de tratamentos contra o câncer.

Trabalho em progresso

As habilidades de funcionamento executivo se desenvolvem de formas diferentes em crianças diferentes. E elas continuam a se desenvolver durante toda a infância. Sua criança pode aprender a maximizar seus pontos fortes para superar fraquezas em outras áreas. Você pode ajudar tendo estratégias em casa. Pergunte ao professor do seu filho sobre as acomodações da sala de aula, como avisos e lembretes.

2 comentários em “Transtornos relacionados as funções executivas: principais causas”

  1. Informação preciosa!!! Necessária para entender melhor algumas dificuldades q meu filho tem. Obrigada por compartilhar!!!👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima