O teste do marshmallow
Imagine uma criança sentada em uma sala com um prato de marshmallows – um marshmallow de um lado do prato e dois do outro. Ao lado da criança há um sino. A criança é perguntada se ela prefere um marshmallow ou dois. E a maioria das crianças diz: “Dois!”
O adulto então diz:
“Ok! Eu vou sair do quarto. Enquanto eu estiver fora, se você puder esperar que eu volte, você ganha dois marshmallows. Se você não quiser esperar, pode me chamar imediatamente tocando a campainha, mas aí você ganha um marshmallow, não dois”.
Você acha que a criança será capaz de esperar até 15 minutos?
Esse é o experimento que o psicólogo Walter Mischel, da Universidade de Columbia, realizou no final dos anos 1960 com crianças de 4 anos na Bing Nursery School da Universidade de Stanford. É o chamado Teste do Marshmallow. Mischel estava tentando descobrir se as crianças conseguiam esperar mais tempo por uma recompensa maior.
Os resultados do Teste do Marshmallow não foram muito surpreendentes. Algumas crianças podiam esperar muito tempo, enquanto outras não.
O que foi surpreendente foi o que Mischel descobriu quando acompanhou as crianças anos depois. Ele explica:
Quanto mais tempo as crianças podiam esperar aos quatro anos de idade, melhores as suas capacidades de se controlar e perseguir seus objetivos acadêmicos e outros com sucesso, e melhor eles estavam se saindo como pessoas em seus primeiros anos de vida.
Em outras palavras, maior autocontrole quando criança significava maior sucesso como adulto.
Agora, se você tem um filho com TDAH ou uma criança que é impulsiva, pode pensar: “Meu filho nunca poderia esperar 15 minutos por dois marshmallows! Isso significa que meu filho está destinado a falhar?”
A resposta é um enfático não.
O Teste do Marshmallow não pode prever o futuro de uma criança. Muitas crianças que têm TDAH e são impulsivas quando jovens se tornam adultos muito bem-sucedidos.
Mas tão importante quanto, quando Mischel olhou mais de perto para as crianças que esperaram mais tempo, ele descobriu algo interessante. As crianças que puderam esperar não estavam apenas sentadas lá. Eles estavam usando estratégias específicas para ajudá-los a esperar.
Alguns fingiam que os marshmallows eram nuvens fofas. Alguns andaram pela sala. Alguns até falaram em voz alta consigo mesmos ou agarraram as próprias mãos.
Isso sugeriu que havia habilidades de autocontrole que ajudaram as crianças que esperaram. Essas habilidades se enquadram nas chamadas funções executivas, uma espécie de CEO para o cérebro. As habilidades de funcionamento executivo ajudam no planejamento, organização e gerenciamento do tempo.
A boa notícia é que essas habilidades podem ser aprendidas. Em outras palavras, crianças que têm dificuldades de autocontrole e impulsividade podem aprender estratégias para gerenciar seu comportamento.
Mas como você estimula essas habilidades com seu filho?
Algumas pessoas pensam que quando falamos de autocontrole, estamos falando de disciplina estrita ou ficar parado por longos períodos de tempo. Isso não é realmente correto.
Pesquisas mostram que o autocontrole é mais bem aprendido por meio de brincadeiras e atividades físicas. Jogar jogos promove o autocontrole, principalmente jogos em que as crianças precisam ouvir as regras, prestar atenção quando as regras mudam e não agir no piloto automático.
Existem outras maneiras de promover o autocontrole em crianças também. Uma maneira é incentivar as crianças a definir metas pessoais com base em seus interesses. Outra é fazer com que as crianças criem suas próprias estratégias para gerenciar o tempo de inatividade – como momentos em que precisam esperar. Mas elas precisam de muitas oportunidades para praticar essas estratégias e melhorá-las!
Conheça o teste do marshmallow por meio deste vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=SIYdcghAF_Q