Saiba como pequenas pausas “cerebrais” podem ajudar crianças com frustração nas tarefas escolares
Para algumas crianças, uma pausa “cerebral” precisa acontecer quando estão ficando frustradas ou distraídas. Para outras, pode ser uma recompensa por permanecerem focadas em uma tarefa por um certo período de tempo. Ou pode ser um passo em direção à realização de um objetivo maior. (Por exemplo, fazer uma pausa após 10 minutos de leitura silenciosa pode ajudar as crianças a concluírem 30 minutos de leitura.)
Existem duas maneiras de programar as pausas: por intervalos de tempo ou por proporção de comportamentos (número de tarefas concluídas).
Pausas por intervalo: Crianças mais jovens frequentemente se beneficiam de fazer pausas em intervalos de tempo definidos. Por exemplo, trabalhar por cinco minutos e depois fazer uma pausa de dois minutos.
Você pode usar um cronômetro para ajudar as crianças a entender quanto tempo está passando. Um cronômetro também ajuda as crianças a aprenderem o que podem fazer em um determinado período de tempo.
Dê instruções específicas sobre quanto tempo a pausa vai durar e explique a atividade. Em seguida, inicie o cronômetro. O cronômetro fornece um aviso embutido de que a pausa está chegando ao fim. Você também pode usar lembretes verbais como “Não foi divertido? Agora é hora de voltar para o dever de casa!”
Pausas por proporção: Crianças mais velhas tendem a se beneficiar de pausas que estão vinculadas a um certo número de comportamentos. Por exemplo, uma vez que as crianças concluam o dever de casa de matemática, elas podem fazer uma pausa “cerebral” de cinco ou dez minutos antes de passar para o dever de inglês. Ou, depois de concluir cinco de dez problemas de matemática, elas fazem uma pausa.
Experimente usar um “acordo escrito” quando as pausas ocorrerão!