Dica de atividade de ordenação temporal com apoio visual

Dica de atividade de ordenação temporal com apoio visual

É comum na prática clínica fonoaudiólogos receberem para atendimentos crianças e adultos com muita dificuldade em desempenhar a habilidade de ordenação temporal. A habilidade de ordenação temporal refere-se à capacidade do nosso ouvido e cérebro de perceber e organizar os sons em uma sequência temporal, ou seja, em uma ordem específica de tempo. Quando você ouve uma série de sons, como notas musicais, palavras em uma frase, ou mesmo os batimentos de um relógio, sua habilidade auditiva de ordenação temporal permite que você perceba a ordem em que esses sons ocorrem. Isso é fundamental para entender a música, compreender a fala e processar informações sonoras no ambiente ao seu redor.

Muitas vezes, no início da intervenção, principalmente com crianças, é necessário utilizar apoio visual para o treino da habilidade auditiva de ordenação temporal. Isso trás mais segurança para a criança e motivação para enfrentar desafios maiores posteriormente.

Há vários materiais, softwares e plataformas que podem ser utilizadas pelo fonoaudiólogo no auxílio do seu paciente. Hoje vou dar a dica de uso da faixa 9 (página 96) do livro “Como intervir nas habilidades auditivas, visuais e cognitivas na dislexia – atividades para a intervenção”.

Este livro disponibiliza em pdf 10 pranchas coloridas, com temas variados, que podem ser utilizadas diretamente no computador ou impressas pelo fonoaudiólogo. Para esta atividade, eu selecionei a prancha de esportes (abaixo) e reservei a faixa 9 (página 96) do livro, que envolve o treino de ordenação temporal. A orientação ao paciente foi: “Ouça a sequência de palavras, preste atenção na ordem ouvida e depois somente aponte a ordem das palavras ouvidas”.

Quando eu dou este suporte ao paciente, dele também ver o estímulo ouvido, isso ajuda muito e facilita a atividade. Quando o paciente se sente mais motivado é hora de evoluir! Aí deve se retirar a prancha de figuras, e somente utilizar o áudio!

Você tem dúvidas que desta forma a atividade ficou mais adequada? Conte-me sua opinião nos comentários abaixo!

Sobre o Livro que utilizei o material, este pode ser adquirido na Livraria BookToy: https://www.booktoy.com.br/index.php?route=product/product&product_id=12384&search=dislexia

Prancha de Esportes utilizada como apoio visual na tarefa.
Livro: Como intervir nas habilidades auditivas, visuais e cognitivas na dislexia – Atividades de intervenção

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima