Relato: Um dia na vida do Matheus, um adolescente com dificuldades em funções executivas

Relato: Um dia na vida do Matheus, um adolescente com dificuldades em funções executivas

As funções executivas são um importante conjunto de habilidades mentais. Para ver como problemas com essas habilidades afetam um adolescente na escola e fora dela também, dê uma olhada em um dia típico na vida do Matheus, adolescente fictício que eu criei para contar a rotina dele de um dia!

Vem comigo conhecer o Matheus?

O Matheus é um adolescente do sétimo ano com dificuldades em funções executivas. Isso não significa que ele não seja inteligente. Isso significa que o sistema de autogerenciamento de seu cérebro tem problemas para se organizar e fazer as coisas.

Às 6:00 horas.

Matheus percebe que está esquecendo de algo. Ah, é isso! – suas chuteiras para o jogo de hoje. Ele corre de volta para pegá-las, mas acaba deixando sua mochila em casa enquanto corre para pegar o ônibus. Ele passa pela lista de verificação que sua mãe fez para ajudá-lo a se lembrar do que precisa para a escola. Mas é tarde demais: o ônibus está prestes a partir.

Desafios relacionados à função executiva: Organização, memória de trabalho.

Às 9:00 horas.

A professora de Matheus pergunta: “Quem tem uma boa resposta para a primeira pergunta que dei as vocês ontem sobre o Brasil Colônia?”. Matheus se contorce, esperando não ser chamado. Ele não escreveu as perguntas em seu caderno e não tem ideia de como respondê-las.

Desafios relacionados à função executiva: Organização, foco.

Às 13:00 horas.

É a melhor parte do dia: almoço! Mas Matheus monopoliza a conversa, falando alto demais e muito sobre seus videogames. Ele não percebe como seus amigos ficam irritados.

Desafios relacionados à função executiva: manter o controle do que você está fazendo, autocontrole.

Às 15:00 horas.

No futebol, Matheus está tão focado em pegar a bola que não se lembra da direção que deve correr depois de pegá-la. Ele rapidamente se dirige para o gol mais próximo e chuta a bola – direto para a rede de seu próprio time.

Desafios relacionados à função executiva: Mudança de foco, pensamento flexível.

Às 19:00 horas.

Matheus não fica feliz quando sua mãe lhe pede para desligar a TV e colocar a os utensílios na mesa para o jantar. Quando ele pensa que acabou, sua irmãzinha lhe diz que mais uma vez ele se esqueceu de colocar um prato para cada pessoa. Frustrado com sua irmã e com saudades de seu programa de TV, Matheus perde a calma e grita com ela.

Desafios relacionados à função executiva: Gerenciar a frustração, manter as emoções sob controle.

Às 20:00 horas.

Depois de muita insistência de sua mãe, Matheus se senta para fazer sua lição de casa. Mas ele não sabe por onde começar. Em vez de fazer o relatório do livro ou os problemas de matemática que são para amanhã, ele navega na web para encontrar um tópico para seu relatório de ciências que deve ser entregue na próxima semana. Em seguida, ele faz uma pausa para jogar um videogame.

Desafios relacionados à função executiva: definição de prioridades, tarefas iniciais.

Às 22:00 horas.

Quando Matheus finalmente começa o relatório do livro, sua mente fica “pulando” de um pensamento para outro. Ele não consegue descobrir o que escrever e apenas escreve uma frase no papel antes de desistir da tarefa. Ele acha que pode fazer mais no caminho para a escola amanhã, embora nunca tenha feito nada enquanto anda de ônibus até chegar a escola!

Desafios relacionados à função executiva: prestar atenção, permanecer na tarefa, organização.

À Meia-noite.

Já passou da hora de dormir. Matheus está exausto. Ele tenta dormir, mas não consegue desligar o cérebro. Ele continua se preocupando em desapontar a professora com o seu relatório do livro e ser provocado por seus companheiros de equipe por ter chutado a bola no gol errado.

Desafios relacionados à função executiva: ansiedade, manter as emoções sob controle.

Sobre a função executiva.

Muitas crianças que aprendem e pensam de maneira diferente têm problemas com as funções executivas. Todas as crianças com TDAH tem dificuldades em relação a isso.

Essas dificuldades não significam que as crianças não sejam inteligentes. As diferenças cerebrais tornam difícil para as crianças como o Matheus se concentrarem, definirem metas, começarem e permanecerem na tarefa. Isso inclui tarefas como fazer a lição de casa e rotinas diárias.

Esses tipos de dificuldades são frequentemente mal compreendidos. As pessoas podem pensar que as crianças são apenas preguiçosas ou não são capazes de fazer mais. Mas, com o suporte certo, crianças com dificuldades com as funções executivas, podem prosperar.

Existem muitas maneiras de ajudar em casa, na terapia, e na escola. O suporte pode ajudar crianças como o Matheus a se organizarem e ficarem em dia com suas tarefas. Também pode ajudá-los a se sentirem menos estressados ​​e mais confiantes!

 

 

 

 

 

2 comentários em “Relato: Um dia na vida do Matheus, um adolescente com dificuldades em funções executivas”

  1. Luciano Colman Pereira

    Boa noite, vi este posto e me identifico quase em 100% com meu filho de 13 anos…
    É um ótimo menino e muito inteligente eu sei… Mas vejo o sofrer e sofro com ele pois vejo passar por isso e não sei aquém procurar e oque e fazer…..
    Dos 6 aos 10 anos fez acompanhamento com fono e psicóloga e até ajudou… Mas vejo hoje ele com 13 anos que ainda precisa de auxílio…. Preciso fazer algo e não sei oque….
    Por favor me oriente….
    Agradeço desde já em o nome do Senhor Jesus…

    1. Olá Luciano, tudo bem?
      O fonoaudiólogo é um dos profissionais que pode ajudar seu filho quanto as dificuldades em funções executivas. Seu filho pode passar por um treino das funções executivas, por exemplo. O que você acha de buscar auxílio com um fonoaudiólogo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima