PENcE – Programa de estimulação neuropsicológica da cognição em escolares: ênfase nas funções executivas

Livro PENcE – Capa

Hoje tenho uma dica muito importante para os fonoaudiólogos que atuam principalmente com os distúrbios de linguagem e aprendizagem!

Em outubro, quando estive no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia que aconteceu em Belo Horizonte em 2019, comprei o livro PENcE, no stand da editora BookToy.

Desde a compra até os dias atuais já faz aproximadamente 6 meses que venho utilizando o material nas minhas sessões de terapia. Tenho vários pacientes que tem dificuldades de planejar e organizar suas tarefas, dificuldades de adaptar as mudanças de forma flexível, dificuldades de controlar seus impulsos e memorizar. O livro PENcE tem sido bastante útil com estes pacientes!

O livro PENcE, traz o Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares, com ênfase em funções executivas. Foi desenvolvido como um programa de intervenção que visa estimular as funções executivas e cognição em crianças do ensino fundamental I.

O programa é dividido em 4 módulos, sendo eles:

  • Organização e planejamento.
  • Controle inibitório.
  • Memória de trabalho.
  • Flexibilidade cognitiva.

Adquirindo o material o fonoaudiólogo tem acesso por meio de uma senha as atividades que são interativas em power point e que podem ser projetadas em uma tela de computador. Junto com a compra do livro o fonoaudiólogo também recebe materiais impressos para as atividades de memória e sequenciação.

Indico muito o PENcE! Vale muito a pena ter o acesso ao programa. Além do fonoaudiólogo ter acesso a uma revisão muito detalhada sobre as funções executivas (material de estudo, contido no início do livro).

O PENcE é de autoria da psicóloga Caroline de Oliveira Cardoso e da psicóloga/fonoaudióloga Rochele Paz Fonseca!

Livro PENcE – Sumário