Habilidades matemáticas em diferentes fases da vida
As crianças começam a aprender matemática no momento em que começam a explorar o mundo. Cada habilidade – desde identificar formas até contar e encontrar padrões – se baseia no que eles já sabem.
Existem certos marcos matemáticos que a maioria das crianças atinge aproximadamente na mesma idade. Mas tenha em mente que as crianças desenvolvem habilidades matemáticas em ritmos diferentes. Se a criança ainda não tem todas as habilidades listadas para sua faixa etária, tudo bem, ok?
Veja como as habilidades matemáticas normalmente se desenvolvem conforme as crianças se desenvolvem.
Bebês (de 0 a 12 meses)
- Começam a prever a sequência de eventos (ex: água corrente significa hora do banho).
- Começam a entender causa e efeito básicos (ex: sacudir um chocalho faz barulho).
- Começam a classificar as coisas de maneiras simples (alguns brinquedos fazem barulho e outros não).
- Começam a entender o tamanho relativo (o bebê é pequeno, os pais são grandes).
- Começam a entender palavras que descrevem quantidades (ex: mais, maior).
Crianças (idades 1–2 anos)
- Entendem que os números significam “quantos” (usando os dedos para mostrar quantos anos eles têm).
- Começam a recitar números, mas pode pular alguns deles.
- Compreendem palavras que comparam ou medem coisas (abaixo, atrás, mais rápido).
- Combinam as formas básicas (triângulo com triângulo, círculo com círculo).
- Exploram a medição enchendo e esvaziando recipientes.
- Começam a ver padrões nas rotinas diárias e em coisas.
Crianças (idades de 3 a 4 anos)
- Reconhecem formas no mundo real.
- Começam a classificar as coisas por cor, forma, tamanho ou propósito.
- Comparam e contrastam usando classificações como altura, tamanho ou gênero.
- Contam até pelo menos 20 e apontam com precisão e contam os itens em um grupo.
- Entendem que os numerais representam nomes de números (5 significa cinco).
- Usam a percepção espacial para montar quebra-cabeças.
- Começam prevendo causa e efeito (como o que acontecerá se eles jogarem um brinquedo em uma banheira cheia de água).
Crianças (idade de 5 anos)
- Contam com os dedos da mão – 1, 2, 3, 4, 5 – e começam com 6 na segunda mão.
- Identificam o maior de dois números e reconhece numerais até 20.
- Copiam ou desenham formas simétricas.
- Começam a usar mapas básicos para encontrar um “tesouro escondido”.
- Começam a entender os conceitos básicos de tempo, como manhã ou dias da semana.
- Seguem as instruções de várias etapas que usam palavras como primeiro e próximo.
Crianças do 1º e 2º anos – Fundamental
- Preveem o que vem a seguir em um padrão e criam seus próprios padrões.
- Sabem a diferença entre as formas bidimensionais e tridimensionais e nomeie as básicas (cubos, cones, cilindros).
- Contam até 100 por um, dois, cinco e dez.
- Escrevem e reconhecem os numerais de 0 a 100 e as palavras para números de um a vinte.
- Fazem adição e subtração básicas até 20.
- Leem e criam um gráfico de barras simples.
- Reconhecem e saber o valor das moedas.
Crianças do 3º ano – Fundamental
- Passam do uso de métodos práticos para o uso de papel e lápis para resolver problemas matemáticos.
- Trabalham com dinheiro.
- Fazem adição e subtração com reagrupamento (também conhecido como empréstimo).
- Compreendem o valor nominal bem o suficiente para resolver problemas com casas decimais
- Sabem como fazer multiplicação e divisão, com a ajuda de famílias de fatos (coleções de fatos matemáticos relacionados, como 3 × 4 = 12 e 4 × 3 = 12).
- Criam uma frase numérica ou equação a partir de um problema de palavra.
Crianças do 4º e 5º anos – Fundamental
- Começam a aplicar conceitos matemáticos ao mundo real (como cortar uma receita pela metade).
- Praticam o uso de mais de uma maneira de resolver problemas.
- Escrevem e comparam frações e decimais e colocam-os em ordem em uma linha numérica.
- Comparam os números usando> (maior que) e <(menor que).
- Começam a multiplicação de dois e três dígitos (como 312 × 23).
- Divisão longa completa, com ou sem restos.
Adolescentes do 6º ao 9 anos – Fundamental
- Aprendem a álgebra básica com um número desconhecido (como 2 + x = 10).
- Usam coordenadas para localizar pontos em uma grade, também conhecido como gráficos de pares ordenados.
- Trabalham com frações, porcentagens e proporções.
- Trabalham com linhas, ângulos, tipos de triângulos e outras formas geométricas básicas.
- Usam fórmulas para resolver problemas complicados e encontrar a área, perímetro e volume das formas.
Adolescentes do ensino médio
- Entendem que os números podem ser representados de várias maneiras (frações, decimais, bases e variáveis).
- Usam números em situações da vida real (como calcular um preço de venda).
- Começam a ver como as ideias matemáticas se complementam.
- Começam a entender que alguns problemas matemáticos não têm soluções do mundo real.
- Usam linguagem matemática para transmitir pensamentos e soluções.
- Usam gráficos, mapas ou outras representações para aprender e transmitir informações.
Dicas finais
Lembre-se de que as crianças e adolescentes se desenvolvem em ritmos diferentes. Alguns podem adquirir algumas habilidades matemáticas mais tarde do que outras crianças/adolescentes ou ter algumas habilidades avançadas para sua idade.
Se você está preocupado com o progresso em matemática do seu filho, procure ajuda profissional. O fonoaudiólogo pode ajudar a esclarecer estas dificuldades!