Habilidades matemáticas em diferentes fases da vida

Habilidades matemáticas em diferentes fases da vida

As crianças começam a aprender matemática no momento em que começam a explorar o mundo. Cada habilidade – desde identificar formas até contar e encontrar padrões – se baseia no que eles já sabem.

Existem certos marcos matemáticos que a maioria das crianças atinge aproximadamente na mesma idade. Mas tenha em mente que as crianças desenvolvem habilidades matemáticas em ritmos diferentes. Se a criança ainda não tem todas as habilidades listadas para sua faixa etária, tudo bem, ok?

Veja como as habilidades matemáticas normalmente se desenvolvem conforme as crianças se desenvolvem.

Bebês (de 0 a 12 meses)

  • Começam a prever a sequência de eventos (ex: água corrente significa hora do banho).
  • Começam a entender causa e efeito básicos (ex: sacudir um chocalho faz barulho).
  • Começam a classificar as coisas de maneiras simples (alguns brinquedos fazem barulho e outros não).
  • Começam a entender o tamanho relativo (o bebê é pequeno, os pais são grandes).
  • Começam a entender palavras que descrevem quantidades (ex: mais, maior).

Crianças (idades 1–2 anos)

  • Entendem que os números significam “quantos” (usando os dedos para mostrar quantos anos eles têm).
  • Começam a recitar números, mas pode pular alguns deles.
  • Compreendem palavras que comparam ou medem coisas (abaixo, atrás, mais rápido).
  • Combinam as formas básicas (triângulo com triângulo, círculo com círculo).
  • Exploram a medição enchendo e esvaziando recipientes.
  • Começam a ver padrões nas rotinas diárias e em coisas.

Crianças (idades de 3 a 4 anos)

  • Reconhecem formas no mundo real.
  • Começam a classificar as coisas por cor, forma, tamanho ou propósito.
  • Comparam e contrastam usando classificações como altura, tamanho ou gênero.
  • Contam até pelo menos 20 e apontam com precisão e contam os itens em um grupo.
  • Entendem que os numerais representam nomes de números (5 significa cinco).
  • Usam a percepção espacial para montar quebra-cabeças.
  • Começam prevendo causa e efeito (como o que acontecerá se eles jogarem um brinquedo em uma banheira cheia de água).

Crianças (idade de 5 anos)

  • Contam com os dedos da mão – 1, 2, 3, 4, 5 – e começam com 6 na segunda mão.
  • Identificam o maior de dois números e reconhece numerais até 20.
  • Copiam ou desenham formas simétricas.
  • Começam a usar mapas básicos para encontrar um “tesouro escondido”.
  • Começam a entender os conceitos básicos de tempo, como manhã ou dias da semana.
  • Seguem as instruções de várias etapas que usam palavras como primeiro e próximo.

Crianças do 1º e 2º anos – Fundamental

  • Preveem o que vem a seguir em um padrão e criam seus próprios padrões.
  • Sabem a diferença entre as formas bidimensionais e tridimensionais e nomeie as básicas (cubos, cones, cilindros).
  • Contam até 100 por um, dois, cinco e dez.
  • Escrevem e reconhecem os numerais de 0 a 100 e as palavras para números de um a vinte.
  • Fazem adição e subtração básicas até 20.
  • Leem e criam um gráfico de barras simples.
  • Reconhecem e saber o valor das moedas.

Crianças do 3º ano – Fundamental

  • Passam do uso de métodos práticos para o uso de papel e lápis para resolver problemas matemáticos.
  • Trabalham com dinheiro.
  • Fazem adição e subtração com reagrupamento (também conhecido como empréstimo).
  • Compreendem o valor nominal bem o suficiente para resolver problemas com casas decimais
  • Sabem como fazer multiplicação e divisão, com a ajuda de famílias de fatos (coleções de fatos matemáticos relacionados, como 3 × 4 = 12 e 4 × 3 = 12).
  • Criam uma frase numérica ou equação a partir de um problema de palavra.

Crianças do 4º e 5º anos – Fundamental

  • Começam a aplicar conceitos matemáticos ao mundo real (como cortar uma receita pela metade).
  • Praticam o uso de mais de uma maneira de resolver problemas.
  • Escrevem e comparam frações e decimais e colocam-os em ordem em uma linha numérica.
  • Comparam os números usando> (maior que) e <(menor que).
  • Começam a multiplicação de dois e três dígitos (como 312 × 23).
  • Divisão longa completa, com ou sem restos.

Adolescentes do 6º ao 9 anos – Fundamental

  • Aprendem a álgebra básica com um número desconhecido (como 2 + x = 10).
  • Usam coordenadas para localizar pontos em uma grade, também conhecido como gráficos de pares ordenados.
  • Trabalham com frações, porcentagens e proporções.
  • Trabalham com linhas, ângulos, tipos de triângulos e outras formas geométricas básicas.
  • Usam fórmulas para resolver problemas complicados e encontrar a área, perímetro e volume das formas.

Adolescentes do ensino médio

  • Entendem que os números podem ser representados de várias maneiras (frações, decimais, bases e variáveis).
  • Usam números em situações da vida real (como calcular um preço de venda).
  • Começam a ver como as ideias matemáticas se complementam.
  • Começam a entender que alguns problemas matemáticos não têm soluções do mundo real.
  • Usam linguagem matemática para transmitir pensamentos e soluções.
  • Usam gráficos, mapas ou outras representações para aprender e transmitir informações.

Dicas finais

Lembre-se de que as crianças e adolescentes se desenvolvem em ritmos diferentes. Alguns podem adquirir algumas habilidades matemáticas mais tarde do que outras crianças/adolescentes ou ter algumas habilidades avançadas para sua idade.

Se você está preocupado com o progresso em matemática do seu filho, procure ajuda profissional. O fonoaudiólogo pode ajudar a esclarecer estas dificuldades!

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