Palácio da memória – Método Journey
Você sabe o que é o método Journey?
O Método Journey (também conhecido como o método loci ou o palácio da memória) surgiu ainda na Grécia Antiga. É uma técnica muito eficiente que combina aprendizagem espacial e visualização. Ele é útil para memorizar sequências, listas, diferentes tópicos de uma palestra, material de prova ou até mesmo instruções para operar uma máquina complexa.
Como funciona?
Quando você usa o Método Journey, faz uma caminhada mental e atravessa um ambiente familiar: pode ser sua casa, seu caminho para o trabalho ou até mesmo o seu próprio corpo. Ela deve sempre começar no mesmo lugar (por exemplo, na porta da frente da sua casa) e seguir a mesma rota (primeiro, a sala de jantar; depois, a cozinha, o banheiro, as escadas; e assim por diante).
A ideia é criar uma ligação entre cada item da sua lista e cada lugar visitado (ou momento). Você pode “deixar” um item em um lugar específico ou, até de forma mais criativa, conectar dois deles. O que importa é que você use o tempo para visualizar o item de cada lugar e enriqueça sua imagem mental com o máximo de detalhes que puder. Mais adiante, quando precisar recordar os itens da sua lista, você fará o seu caminho mental e “encontrará” cada pedaço de informação no lugar em que o deixou.
Conta pra mim! Gostou do texto? Já conhecia o método Journey?
Fonte: Turbine sua memória – Guia Visual para expandir o poder de memorização. Editora: Coquetel.
Adorei ler sobre esse Método. Pollyanna, muito obrigada por tantas boas partilhas.
Que bom que você gostou!
Gostei do texto. Vou aplicar o método. Vamos ver o resultado(kkk).
Vai dar certo!