Como você pode ajudar uma criança com o transtorno de linguagem expressiva?

Como você pode ajudar uma criança com o transtorno de linguagem expressiva?

Existem muitas maneiras divertidas de ajudar uma criança a melhorar suas habilidades de comunicação. Você pode ler livros de imagens juntos e nomear objetos. Ou nomeie objetos enquanto você dirige ou caminha.

Fale sobre personagens de livros ou da TV e os enredos. Peça a criança para explicar o que aconteceu em um filme que vocês acabaram de assistir.

A representação de papéis é outra ótima maneira de desenvolver habilidades de conversação. Represente uma situação e troque as peças no meio do caminho. Ou peça a criança que interprete um repórter de notícias dando uma entrevista ou um locutor esportivo narrando um jogo.

Se a criança disser algo que não faça sentido ou usar uma palavra errada, você pode apontar de forma divertida e pedir a criança que diga de uma maneira diferente.

É importante ajudar a criança a melhorar as habilidades linguísticas. Mas é tão importante ajudar a criança a construir autoestima!

A dificuldade para expressar seus pensamentos pode fazer com que a criança se sinta frustrada e envergonhada. E mesmo que não seja um problema de inteligência, dificuldade em usar a linguagem pode fazer com que ela se sinta não inteligente.

Diga a criança que todos têm dificuldades em alguma coisa. Explique que com o trabalho, as habilidades linguísticas podem melhorar e que você estará lá para ajudar. E não deixe de comemorar sucessos grandes e pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima