O que é transtorno da linguagem receptiva?

O que é transtorno da linguagem receptiva?

O que é transtorno da linguagem receptiva?

O transtorno da linguagem receptiva é um tipo de distúrbio da comunicação. As pessoas que têm, geralmente não entendem o que os outros dizem. Elas têm dificuldades com o significado da linguagem e podem responder de maneiras que não fazem sentido. Mas os seus desafios não estão relacionados à perda de audição ou inteligência!

Entenda o transtorno da linguagem receptiva

O transtorno de linguagem receptiva é um dos três tipos de transtorno de linguagem. É uma condição vitalícia que afeta a forma como as pessoas processam a linguagem oral e escrita.

Pessoas com transtorno da linguagem receptiva tem dificuldades para entender palavras e conectá-las as ideias. Portanto, elas nem sempre “entendem” o significado do que os outros dizem.

Isso pode dificultar o contato com as pessoas, seja na escola, no trabalho ou na comunidade. E pode fazer com que as pessoas se retraiam socialmente.

Pessoas com o transtorno da linguagem receptiva também podem ter problemas para organizar seus pensamentos. Isso pode acontecer tanto com a fala quanto com a escrita.

O transtorno da linguagem receptiva não é causado por problemas de audição. Também não é o resultado de falar outras línguas. Mas essas são situações que também podem dificultar a compreensão do significado do que as pessoas dizem.

É importante saber que os transtornos de linguagem não são uma questão de inteligência. As pessoas que os possuem são tão inteligentes quanto as outras pessoas. Mas as dificuldades com a linguagem às vezes pode impedir as pessoas de mostrar toda a sua inteligência. E isso pode ser muito frustrante e perturbador!

Sinais e sintomas de transtorno da linguagem receptiva

Os transtornos de linguagem geralmente são de desenvolvimento. Eles começam na primeira infância. As crianças podem mostrar sinais do transtorno de linguagem receptiva já na fase pré-escolar. (As pessoas também podem ter esses distúrbios mais tarde na vida, após uma lesão ou doença cerebral. Isso é conhecido como afasia.)

Aqui estão alguns sinais comuns de distúrbio de linguagem receptiva:

  • Desligar quando as pessoas falam.
  • Problemas para seguir as instruções.
  • Problemas para responder às perguntas.
  • Interromper as pessoas que estão falando.
  • Pedir às pessoas que repitam o que dizem.
  • Dar respostas “desconectadas”.
  • Não entender o que é dito.
  • Não entender piadas.

Pessoas com transtorno da linguagem receptiva também podem parecer retraídas ou tímidas. Elas podem não responder quando as pessoas falam com elas porque não entenderam o que foi dito.

Possíveis causas do transtorno da linguagem receptiva

Não há uma causa única para o transtorno da linguagem receptiva. E muitas vezes, não há razão conhecida para esses desafios. Mas, em alguns casos, eles podem estar relacionados a certas condições e situações. Isso inclui autismo, problemas na gravidez ou no parto. E mais tarde na vida, eles podem ser causados ​​por doenças ou lesões cerebrais.

Como o transtorno da linguagem receptiva é diagnosticado?

Para obter um diagnóstico, você precisa ser avaliado por um fonoaudiólogo. Esses profissionais podem trabalhar em clínicas-escolas, consultórios particulares ou hospitais.

O transtorno da linguagem receptiva pode ser diagnosticado em qualquer idade. Mas quanto mais cedo for identificado, melhor.

 

Pessoal, espero que tenham gostado da série de textos sobre o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL). Sugestões de temas futuros? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima