O que é o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem?
Os transtornos da linguagem são um tipo de distúrbio da comunicação. Pessoas que não conhecem o termo podem pensar que tem a ver com fala. Mas os transtornos de linguagem são relacionados à dificuldade de usar e entender a linguagem “falada”.
Existem três tipos principais de transtorno de linguagem:
Transtorno de linguagem expressiva: a criança tem dificuldade em transmitir sua mensagem quando fala. Frequentemente, tem dificuldade para organizar as palavras juntas em frases para que façam sentido.
Transtorno de linguagem receptiva: a criança tem dificuldade para entender o que os outros dizem. Por causa disso, ela costuma responder de maneira que não faz sentido.
Problemas mistos de linguagem receptiva-expressiva: a criança tem dificuldade tanto para usar quanto para entender a linguagem.
Os transtornos de linguagem costumam ser de desenvolvimento. Eles começam na primeira infância e continuam ao longo do processo de vida. Mas também podem ser causados por uma lesão ou doença cerebral.
Os transtornos de linguagem não estão relacionados a inteligência. As pessoas que os possuem são tão inteligentes quanto as outras pessoas. Mas ter um transtorno de linguagem pode tornar difícil para aprender e se conectar com outras pessoas.
Olá, sou Rosânia …
Sou professora de uma criança com muita dificuldade na linguagem oral. Gostaria de saber mais sobre o TDL.
Olá Rosânia! Preparei uma série de textos para os próximos dias! Os posts te ajudarão a compreender mais sobre o TDL! Acompanhe o blog!
Minha filha tem 4 anos e meio. Inicialmente não havia atrasos, em relação ao início d fala, qjandi era pra tá começando com as frases foi q notamos um atraso, desde censo 2.5 meses começamos a trabalhar com ela mesmo não sabendo do q se tratava. Eu sou prof de português e minha irmã pedagoga, então iniciamos uma força tarefa pra ela se desenvolver melhor na fala. Com 3 anos e 10 meses levamos pra neuro q deu um prognóstico do q suspeitavamos TDL. Graças a Deus q ela já tem se desenvolvido muito, fala pelos cotovelos, logicamente ainda com algumas dificuldades. Atualmente ela iniciou com a fono e esperamos mais avanços. Queria muito q todos conhececem mais sobre o TDL, as pessoas simplesmente não sabem o q é, é difícil encontrar profissionais capacitados. Se eu fosse esperar um diagnóstico ou profissional pra ajudar minha filha com certeza ela estaria estagnada.
Obrigada Jeane pelo depoimento! Com ajuda sua filha alcançará grandes vitórias!