5 dicas para escolher presentes para seu filho

5 dicas para escolher presentes para seu filho

Presentear crianças é um ato de equilíbrio. Você quer que seja divertido, mas significativo, festivo, mas não caótico. Certos transtornos de aprendizagem e pensamento podem criar desafios extras para algumas crianças. Mas essas cinco estratégias podem ajudar a tornar a escolha e entrega de presentes uma experiência mais alegre para todos.

Estratégia 1: Veja seu filho como um todo.

As crianças podem enxergar os presentes como um reflexo de como as pessoas as veem. Esta é uma boa oportunidade para pensar sobre seu filho além dos desafios diários. Quem é seu filho como pessoa? O que inspira seu filho? Os presentes que você dá podem comunicar que você compreende seu filho.

É importante fazer isso também com os irmãos. Você não precisa dar uma quantidade igual ou o mesmo tipo de presente para cada criança. Reconhecer que são pessoas diferentes pode fazer com que cada uma se sinta especial — e pode ajudar a reduzir a tensão entre irmãos durante as festas.

Estratégia 2: Não confie nas recomendações por idade.

Memorize esta equação para presentear: Interesse da criança + habilidade da criança = ótimo presente!

Os melhores presentes são adequados para o que as crianças são capazes de fazer no momento, o que as interessa e o que acham divertido. Isso significa que você pode não querer confiar nas orientações de idade listadas em brinquedos.

Um “kit de construção” listado para “Idade 6 anos ou mais” pode não ser necessariamente adequado para um aluno da primeira série com certas habilidades. Mas para um aluno da primeira série que tem habilidades motoras finas desenvolvidas e adora construir, pode ser uma ótima escolha.

Esteja preparado caso seu filho reaja à idade indicada na caixa. Se seu filho olhar as orientações e disser: “Eu sou muito velho para isso”, você pode explicar que “e acima” significa “é mais velho do que”.

Estratégia 3: Evite transformar presentes em trabalho.

As festas podem ser uma pausa bem-vinda dos desafios — tanto para os pais quanto para as crianças. Encher-se de presentes projetados para reforçar habilidades pode ser um lembrete indesejado de que sempre há mais trabalho a ser feito.

Isso não significa que você precisa evitar completamente presentes que ajudam as crianças a aprender, no entanto. Por exemplo, considere escolher jogos que possam melhorar as habilidades de função executiva, videogames que ajudem adolescentes a desenvolver habilidades de raciocínio, ou jogos de tabuleiro que incluam conceitos matemáticos.

Certificados de presente para empresas locais também podem ser presentes benéficos. Por exemplo: Ingresso para um parque local com ingressos para um filme.

Estratégia 4: Limite a quantidade de presentes.

As festas são motivo de empolgação. Para algumas crianças com dificuldades de aprendizagem, toda a empolgação pode ser demais para lidar. Isso pode incluir crianças com os transtornos do neurodesenvolvimento. Menos pode ser mais quando se trata de presentes.

Uma maneira de ajudar as crianças a manter o controle? Reduza o número de presentes que cada criança recebe. Alguns pais acham útil seguir uma fórmula simplificada de presentes para cada criança. Por exemplo:

Algo que eles queiram

Algo que precisem

Algo para vestir

Algo para ler

Independentemente de esta sequência específica funcionar para sua família, considere encurtar o processo de abrir presentes — ou estar aberto a fazer pausas — para reduzir birras e crises.

Estratégia 5: Não use presentes como moeda de troca.

Evite usar presentes de Natal como incentivo para bom comportamento, como dizer coisas como “Se você se comportar bem, talvez o Papai Noel traga a bicicleta que você quer”. Ou “Se você não ficar parado no carro, esqueça que ganhará muitos presentes este ano.”

Para crianças pequenas e aquelas que têm dificuldades atencionais, é mais útil focar em recompensas e consequências a curto prazo. Isso pode ter um impacto maior em seu comportamento e não correrá o risco de dar uma conotação negativa às festas.

Escolher presentes que funcionem para seu filho é apenas uma maneira de ajudar a tornar as festas bem-sucedidas. Crie tradições familiares que se encaixe sempre nas habilidades de seu filho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima